Notícias

trata_foto.php
Secretário de Saúde de Campo Grande se compromete com o fortalecimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional na rede pública 04-04-2013

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional MS (CREFITO 13), Carlos, Alberto Eloy Tavares - acompanhado pela vice-presidente,

Josy Mariane Thaler Martini; pelo Diretor Secretário, Fernando Pierette Ferrari e pelo Diretor Tesoureiro Rodrigo, Lucchesi Cordeiro - reuniu-se ontem com o secretário de Saúde de Campo Grande, Ivandro Corrêa Fonseca, a quem entregou um documento com propostas no intuito de ampliar a qualidade do atendimento em saúde dos campo-grandenses.

Entre as propostas - norteadas pelos princípios filosóficos do Sistema Único de Saúde (SUS) -, está o fortalecimento do controle social, da participação popular e do diálogo com as representações de todas as categorias da saúde, bem como a garantia da isonomia dos profissionais de saúde no Plano Municipal de Cargos e Salários.

O secretário Ivandro Fonseca subscreveu o documento e garantiu que a Prefeitura de Campo Grande irá, paulatinamente, adotar todos os pedidos do CREFITO 13, entre eles a garantia da participação de fisioterapeutas nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASFs) nos diferentes territórios sanitários do município e a inserção de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na atenção básica (Estratégia Saúde da Família), garantindo atenção integral à saúde funcional e mental dos campo-grandenses.

“Foi um importante passo rumo ao fortalecimento da representatividade, da identidade profissional e da diversidade que tanto enriquece o diálogo e a construção de uma rede multiprofissional com capacidade de corresponder integralmente às necessidades de saúde de nossa comunidade. Queremos somar esforços com a Prefeitura na construção de um município mais saudável e pronto pra responder aos anseios da sociedade”, afirmou Tavares.

O CREFITO 13 pretende estender sua carta de intenções a todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira, 5, a entidade se reunirá com a secretária de Saúde de Bonito, Renata Xavier, com esta intenção. “Vamos estender nossas reivindicações por uma saúde de qualidade e pelo fortalecimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional a todas as cidades do Estado”, afirmou o presidente da entidade.

 

Confira os itens do documento entregue pelo CREFITO 13 ao secretário de Saúde de Campo Grande, Ivandro Corrêa Fonseca:

- Constituição de uma Rede de Atenção a Saúde Multiprofissional capaz de responder INTEGRALMENTE as necessidades da população.

-Garantir a participação de Fisioterapeutas nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASFs) nos diferentes territórios sanitários do município.

- Implementação da Politica à Pessoa com Deficiência com adesão a Programa VIVER SEM LIMITES.

- Implantação da Política de Atenção Domiciliar, Programa MELHOR em CASA, garantindo o cuidado dos usuários restritos ao leito.

- Garantir a participação de Fisioterapeutas nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASFs) nos diferentes territórios sanitários do município.

- Ampliação da Rede de Atenção Especializada em Reabilitação universalizando o acesso ao cuidado integral, dos usuários portadores de doenças crônico-degenerativas, importante perfil epidemiológico da sociedade contemporânea.

- Inserção de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, especialmente na atenção básica (Estratégia Saúde da Família) garantindo a atenção integral a Saúde Funcional e a Saúde Mental de nossos munícipes.

- Fortalecimento do Controle Social, da Participação Popular e do Diálogo com as Representações de todas as categorias da saúde, bem como a garantia da isonomia dos profissionais de saúde no Plano Municipal de Cargos e Salários.


Mais Notícias