Rua Antonio Maria Coelho, 1400 - Centro || 8h às 17h - Segunda a Sexta-feira

Notícias • 18/07/2019
Terapia Ocupacional - É bem estar e saúde

 Terapia Ocupacional é uma profissão da saúde centrada no usuário a qual compete a promoção da saúde e bem-estar através da ocupação. A finalidade primordial da Terapia Ocupacional é possibilitar a participação das pessoas nas atividades da vida cotidiana. Os terapeutas ocupacionais alcançam este resultado trabalhando com pessoas e comunidades para ampliar sua capacidade de se envolverem nas ocupações que desejam e necessitam realizar ou que se espera que elas realizem; ou mediante a modificação da ocupação ou do ambiente para possibilitar maior apoio ao seu compromisso ocupacional.

Os terapeutas ocupacionais possuem uma ampla formação nas Ciências da saúde, sociais, do comportamento, psicossociais e ocupacionais. Os terapeutas ocupacionais creem que a participação pode ser facilitada ou restringida pelas habilidades físicas, afetivas e cognitivas do indivíduo, pelas características da ocupação e pelos ambientes físicos, sociais, culturais, atitudinais e por aquilo que está positivado nas leis. Para tanto a prática da Terapia Ocupacional está centrada na possibilidade dos indivíduos de modificar sua pessoa, a ocupação e o ambiente para ampliar sua participação ocupacional. O adoecimento é uma condição do estado de saúde que interfere no compromisso ocupacional das pessoas. Em certos casos rompem com tal compromisso e em outros são esses compromissos ocupacionais os determinantes do adoecimento. Daí se explica a necessidade da inserção de um profissional habilitado para compreender e apoiar a modificação do ambiente, dos comportamentos e das ocupações.

A Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais (WFOT) afirma que os terapeutas ocupacionais são peritos em relação às Atividades de Vida Diária e que adotam uma abordagem holística quando aplicam habilidades específicas com diferentes usuários em ambientes distintos; incluindo os contextos do lar/trabalho/lazer com o objetivo de melhorar o desempenho e compromissos dos usuários em suas atividades de vida diária. 

Acessibilidade

O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia

Tamanho da Fonte: A+ A-
Contraste da Tela:
Mapa do Site